terça-feira, 28 de abril de 2009

Lembrando o que Deus Falou


TEMOR DO SENHOR

“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e Andes em todos os seus caminhos...” (Dt 10:12)

É importante que saibamos o que esse mandamento significa para nós como cristãos, porque somente à medida que verdadeiramente temermos ao Senhor é que seremos libertos da escravidão do pecado, e como resultado passaremos a desfrutar do amor perdoador de Deus e da sua misericórdia, (Lc 1:50; Sl 130:4). Em outras palavras, o temor do Senhor produz no povo de Deus esperança e confiança nEle.

O Significado do Temor do Senhor
Temer ao Senhor significa reconhecer a sua santidade, justiça e retidão, procurar honrá-lo como Deus por causa da sua majestade e poder e compreender plenamente quem Ele é (Pv 2:1-5; Fp 2:12). O salmista, na sua reflexão a respeito do Criador, declara explicitamente: “Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo se fez” (Sl 33. 8-9).
Finalmente, temer a Deus significa reconhecer que Ele é um Deus Santo, que se ira contra o pecado e que tem poder para trazer juízo a quem transgride suas leis. (Ml 3:5)

Razões para Temermos a Deus

1. Devemos temê-lo por causa do seu grande poder como o Criador de todas as coisas e de todas as pessoas (Sl 33.6-9; 96.4-5).
2. Quando percebemos sua santidade e sua separação do pecado, a resposta normal do espírito humano é temê-lo (Ap 15.4).
3. Porque o temor do Senhor nos motiva a adorá-lo. Se realmente tememos a Deus, nós o adoramos e o glorificamos como o Senhor de tudo (Sl 22.23).
4. O fato de Deus ser um Deus de justiça, que julgará a totalidade da raça humana, gera o temor a Ele (Is 59. 18-19; Hb 10. 26,31).
5. O verdadeiro temor de Deus leva o crente a crer e confiar exclusivamente nEle para a salvação. Israel temeu depois do mar Vermelho (Ex. 14.31). O salmista conclama a todos os que temem ao Senhor: “confiai no Senhor; ele é vosso auxílio e vosso escudo” (Sl 115.11).
6. O temor do Senhor nos dá motivos para evitar o pecado em nossas vidas (Provérbios 16:6; 8:13). Esse temor a Deus produz efeito em várias áreas: (Ações; olhar; ouvir; pensar; vestir; dinheiro e tempo)
7. Deus promete recompensar a todos que o temem. “São riquezas, e honra, e vida” (Pv 22.4). Proteção da morte (Pv 14. 26-27). Provisões diárias (Sl 34.9; 111.5). Vida longa (Pv 10.27). Bem sucedidos (Ec 8. 12-13). Se dá a conhecer (Sl 25:14).

Conclusão
Cada pessoa tem a opção de buscar o conhecimento de Deus para aumentar o seu temor ao Senhor (Salmo 34:11), ou rejeitar este entendimento e desprezá-lo (Provérbios 1:7, 29).
Agora, devemos lembrar que esse “Temor para com Deus” é essencial para o crescimento da igreja, como observamos na igreja primitiva (Atos 9:31). Pessoas que já conhecem a palavra e demonstram o temor do Senhor, naturalmente falarão a outros, oferecendo-lhes a mesma esperança (2 Co 5:11).

Obs:Pensemos nisso com carinho!!!

Pr Cléber Daniel

Nenhum comentário: