sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Neemias e a igreja contemporânea

Outro dia estava lendo um texto interessante que está no livro de Neemias 4:16-18, o qual já nos foi ministrado pelo Pr. Cléber.

Por incrível que pareça tem muito a ver com a igreja nos nossos dias. Bem, Neemias trabalhava na corte do rei da Babilônia, mas se dirigiu a Jerusalém quando soube que os seus muros estavam caídos e que o povo da cidade passava por situações difíceis. Então, Neemias foi para Jerusalém reconstruir os seus muros e o interessante é que inimigos se levantaram para intimidá-lo juntamente com o povo e parar a obra. Esses inimigos, cujos nomes eram Sambalate, Tobias e Gesém, se incomodaram com o que Neemias estava fazendo porque ele se preocupou com o bem do povo de Deus. A reconstrução do muro de Jerusalém representa a separação da cidade, ou seja, com os muros caídos qualquer um poderia entrar na cidade, profanando-a. Mas esta cidade é muito especial para Deus, foi a cidade que Ele escolheu e, portanto ela deve ser santa como Ele é. Mas agora vamos nos concentrar nesses textos:


16 E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá.

17 Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.

18 E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.

No verso 16 diz assim: “... metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá”.


Neemias tinha que armar uma estratégia de guerra urgente, porque o povo estava sendo pressionado pelos inimigos. Enquanto alguns continuavam a levantar o muro, Neemias chamou os jovens para ajudar a defender a cidade e isso se refere ao versículo 14, de I João capitulo 4 que diz: ...Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” Interessante não é? Deus estava confirmando aquela obra e os jovens creram nesta palavra. Esse trecho também fala em armas de ataque e defesa. Neste caso são as lanças (ataque), escudos (defesa), arcos (ataque), couraças (defesa). Isto pressupõe a organização daquele exercito como as lanças e escudos do front e os arcos e couraças na retaguarda protegendo os lideres da casa de Judá. Estas armas me lembram de Efésios 6 e considerando esse texto, posso chegar a conclusão de que as armas de ataque daqueles que estão envolvidos na obra do Senhor é a própria Palavra de Deus e nessa Palavra neutraliza as setas, as ameaças do adversário contra nós constituindo as armas de defesa.


O versículo 17 é muito forte, observe:Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas”.

Todos os que estavam trabalhando na obra estavam preparados para a guerra! Essas pessoas eram as mais vulneráveis e era o principal alvo do inimigo, mas com base na Palavra do Todo-Poderoso eles conseguiram vencer! Então é claro que aqueles que estão na obra devem estar preparados para a guerra, andando em santidade, cheios de fé e do Espírito de Deus.


No verso 18 diz assim: “...e o que tocava a trombeta estava junto comigo”.

Uma guerra não pode ser vencida com só uma pessoa. Por isso que no caso da guerra acontecer de fato, Neemias iria juntar todo o povo para batalhar. A igreja deve se unir no amor de Cristo se quiser vencer porque todos estamos num nível em comum diante de Deus: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Para o Senhor não faz tanta diferença se você é pobre ou rico, bonito ou feio, e etc., pois Ele sabe que todos precisamos Dele para vencer as adversidades.

Deus abençoe a todos!!!
Onéssimo Cruz

A Bíblia em 1 minuto - ou menos

Muito bom o vídeo, são dois cômicos, mas tiveram muita criatividade.

Quem é você?

“Quem é você?” Já ouviu esta pergunta? Você precisou identificar-se. Então você pode falar o que faz, onde mora, qual seu telefone, e-mail, quem são seus pais, etc. Se você cuida de alguma criança, certamente já lhe ensinou a responder a estas perguntas: “Quem é você?” “Qual o nome de seus pais?” Você tem uma identidade na receita federal ou no INSS. Esta identidade lhe permite ter atendimento e ser reconhecido como alguém neste mundo. Qual é a sua identidade espiritual?

Em meio a tantas influências espirituais, a tantas disputas religiosas, você precisa Ter muito claro para você, a sua identidade espiritual. Isso vai além de dizer qual grupo religioso você freqüenta. Sua identidade espiritual é a guardiã de seus valores morais, humanos. Jesus deixa muito claro para aqueles que o seguem, qual é a característica fundamental de sua identidade, da identidade de seus discípulos. Ele diz “Se vocês permanecerem firmes na minha Palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (Jo 8:31).

A identidade do cristão está no valor que ele dá a Palavra do Senhor Jesus. A igreja, os rituais são aspectos secundários, porque são moldados pela palavra de Jesus. Hoje, muitas pessoas podem se dizer cristãs por todas as boas intenções e boas obras inseridas em sua vida, mas Jesus mesmo diz que é seu discípulo, tem identidade cristã, quem permanece firmemente comprometido com o que Ele diz, com o que Ele é e com o que ele faz.

Quem é "parente" de Jesus????

"Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe." (Mt 12:50)

Você percebe a diferença? Jesus disse: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada” (Jo 14:23). A identidade cristã consiste nessa intimidade com Deus pelo amor ao Senhor Jesus segundo sua palavra.
É dessa identidade que seu coração precisa.

Deus abençoe a todos!!!!
Onéssimo Cruz

Andressa Duarte - um exemplo de vida!!!