segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lembrando o que Deus Falou


PROFETAS E PROFECIA (I Parte)

Profetas:
Apesar de normalmente serem considerados anunciadores do futuro, os profetas passavam a maior parte de seu tempo proclamando as palavras de Deus à geração deles. Porém, embora os profetas proclamassem a mensagem de Deus para o presente, era natural que ela também se refletisse no futuro. O verdadeiro profeta não cria sua própria profecia; ela vem de Deus, mediante revelação direta. (2 Pe 1.20-21)

Profecia:
A profecia serve a pelo menos dois propósitos. O primeiro deles é testificar de Jesus e, assim, trazer glória a ele. “O testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Ap 19.10). O segundo propósito da profecia é revelar a vontade de Deus nos acontecimentos da história.

Como saber se uma palavra profética é verdadeira?


Há "nove" princípios para julgar uma profecia nas Escrituras. Obviamente, nem toda profecia vem de Deus, ou Paulo não teria escrito em 1Co 14:29, dizendo: “tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.” 1 Jo 4:1 afirma: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”
Somos alertados para provar os espíritos, porque todas as profecias vêm de “Deus, da carne ou do diabo” através de espíritos malignos. Quando a verdade é negada, o engano é liberado. Falsos profetas e falsas profecias estão no mundo atualmente. A falsa profecia leva ao engano e faz com que seja manipulado ou dominado por falsos profetas que têm objetivos malignos e planos escusos. (escondido/ suspeito)

1. O propósito da profecia do NT é edificar, exortar e confortar.
“Mas o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando. (1 Co 14:3)
Edificar – Significa melhorar ou fortalecer
Exortar – Significa encorajar
Confortar – Significa exatamente isso

2. A Profecia tem que estar de acordo com a palavra de Deus.
Todas as profecias verdadeiras vêm do Espírito Santo, que é o autor da Palavra de Deus. Assim, toda profecia tem de estar de acordo, de fato e em espírito, com a Palavra de Deus. Qualquer mensagem que não concorde com a Palavra de Deus é uma falsa profecia.

3. A Profecia deve produzir frutos e concordar com o Espírito Santo em conduta e Caráter. (Rm 14:17)
Qualquer forma de alegria ou paz que ultrapasse a justiça é um espírito demoníaco de religiosidade. Uma pessoa que profetiza e não paga suas contas é um falso profeta. Uma pessoa que profetiza e vive em imoralidade sexual e não cuida da sua própria família está em engano profundo e é um falso profeta.
A profecia deve concordar com o fruto do Espírito (Gl 5). Se a profecia não tem amor, alegria ou paz, ela não vem de Deus.
Os falsos profetas não descem a rua principal gritando palavras obscenas. (Mt 7:15-16) afirma que os falsos profetas vêm como lobos em pele de cordeiro. Parecem boas pessoas. Até agem com cordeiros; mas seus propósitos são devorar e enganar o corpo de Cristo.

4. Se uma profecia contém predições que não se realizam, é falsa. (Dt 18:22)
Visto que Deus conhece todas as coisas e não mente, a mensagem de uma profecia verdadeira será completamente precisa. De fato, Deus classifica alguém como falso profeta mesmo se apenas uma de suas profecias não se concretizar.

Obs: Nos próximos dias estaremos postando a II parte deste estudo. Fique atento!

Pr Cléber Daniel

Espaço Missionário


Tivemos a visita do seminarista Fábio, sua esposa Daniela e seu filho João Pedro.
Fomos abençoados com a presença desses irmãos e principalmente com o que o Senhor ministrou através de suas vidas.
Continuemos orando e investindo, a fim de que o Senhor os bençoe e complete a obra que um dia começou.

Pr Cléber Daniel