domingo, 5 de abril de 2009

Pense nisso!






Quatro conselhos.

Um rapaz muito jovem, do interior de uma determinada cidade, casou-se com uma bela jovem. Depois de alguns meses de casados uma enorme crise instalou-se na região onde eles moravam. Não querendo que sua amada passasse necessidades decidiram que ele sairia a procurar emprego e só voltaria para casa quando tivesse juntado um bom dinheiro para que a família pudesse viver bem. Então esse jovem deixando um bom dinheiro com sua esposa resolveu sair de casa em busca de emprego. Andou de cidade em cidade procurando emprego até que chegando em uma fazendo conseguiu. Após ficar muitos anos trabalhando naquele lugar, e mensalmente mandando dinheiro para sua amada esposa, resolveu voltar para casa, por julgar que já havia conseguido dinheiro suficiente para viverem bem por bons anos. Então antes de ir embora seu patrão pergunta a ele:
- 'Tu queres que eu te dê todo o dinheiro que mereces por todo seu tempo de trabalho, ou queres que eu te dê quatro conselhos?'
após pensar um pouco ele respondeu: - 'Me dê os quatro conselhos'.
Então ele lhe disse: "1) Não tome atalhos; 2) Não sejas curioso; 3) Não julgue pelas aparências; 4) Coma este pão somente com sua família".
Saindo dali, à cavalo, ele começou a trilhar o caminho de volta e encontrou um homem no meio do caminho e perguntou como fazia para chegar a sua cidade. O homem lhe indicou o caminho, mas lhe disse que havia um atalho que era bem mais rápido. Quando ele começou a andar em direção àquele atalho lembrou-se do primeiro conselho (não pegue atalhos), então resolveu seguir seu caminho. Mais tarde soube que aquele atalho era um lugar de constantes assaltos. Depois de andar algum tempo a noite chegou e ele resolveu hospedar-se em uma pousada. Lá pela madrugada ele ouviu um barulho estranho do lado de fora e ficou curioso para saber o que se passava na rua. Mas então lembrou-se do segundo conselho (não sejas curioso), e voltou a dormir. Pela manhã quando fora pagar a pousada fora perguntado se ouvira algum barulho a noite. Respondera que sim , então lhe disseram que foi bom ele não ter ido a janela ver o que estava acontecendo, pois a pessoa que fizera isso acabou sendo morta pelos bandidos que estavam na rua. Depois de muitos dias de viagem chegou em casa. Mas quando chegou no portão de casa viu sua mulher abraçada com uma belo rapaz, bem mais jovem do que ele, fazendo-lhe muitos carinhos, e pensou: "Fico todo este tempo fora de casa e minha mulher arruma outro homem", e entristeceu-se muito. Mas foi aí que lembrou-se do terceiro conselho (não julgues pelas aparências) e resolveu entrar em casa. Quando sua mulher o avistou correu ao seu encontro o abraçou e beijou, e lhe disse: "Quero te apresentar teu filho, pois quando saíste de casa a procura de emprego descobri que estagva grávida. E este belo rapaz que vês aqui é teu filho". Então resolveu seguir o quarto conselho (reparte este pão com sua família) e quando partiu o pão com sua família, para a sua surpresa, todo o dinheiro que ele tinha por direito receber por todos estes anos de trabalho estavam dentro do pão que seu patrão lhe dera.
Moral da história: Nunca é demais aceitarmos conselhos, seja de quem for, pois eles podem nos ser muito úteis no futuro, por mais que hoje nos pareça ridículo. Lembremos do que a Bíblia nos diz em Pv 11.14: "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança".
Que Deus nos abençoe!